quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Sofrimento Bom

Há sofrimentos sem sentido, como o do paciente terminal mantido vivo por conta das parafernálias médicas que não irão curá-lo, mas mantê-lo 'vivo' mais por uma ação egoísta dos que ficam do que por alguma esperança. Mas há sofrimentos, que apesar da intensidade da dor, do preço pago, são essenciais para que a nossa alma seja 'depurada'. Se ao final sair uma pessoa melhor, tal sofrimento terá 'valido a pena'. Custa caro, o preço é alto mas vale a pena.

A dor do filho pródigo em terra distante é altíssima: decepção, sofrimento e desesperança. Mas o produto final é alguém mais humano. Do moço arrogante, cheio de si, sem amor, calculista, materialista, explorador da dor do outro sobra quase nada. O que vemos em meio à dor e ao final dela é um jovem mais humano cuja alma é capaz de se alegrar com as coisas mais simples, capaz de se encantar com os gestos mais pueris, agradecido. Aquele cuja escala de valores está absolutamente em ordem, sensível, humilde, corajoso, enfrentando as suas derrotas como um campeão, aceitando a possibilidade de recomeçar sem cobrar...

Como seria o fim dessa história se ao invés de sofrer as consequencias dos seus erros, este jovem tivesse uma conta onde o Pai suprisse com gordas quantias a cada mês?

Como diz um autor: "Terra onde o sol brilha o ano inteiro vira deserto".

Um comentário:

Perola disse...

Amei,mui linda msg!

Nela pode ser vista a natureza humana em três níveis:
1.corpo(sensação)
2.alma(emoção)
3.espirito(responsabilidade).

Quem pensa q o sofredor não pode ser doutor?
R.Quem nunca aprendeu que a doença pode ser remédio...


Valeuz!
Cheiroca da Barroca(ou melhor barroco?)