segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

FAZ POR TI QUE EU TE AJUDAREI

O texto mais citado da bíblia por aqueles que não a conhecem não está escrito na bíblia, mas bem que poderia estar. Isso me faz lembrar a história de uma senhora que após citar uma suposta porção das Sagradas Escrituras é surpreendida com a repreensão do sacerdote de que tal texto não estaria no livro sagrado e ela não se intima e responde: “Oh! que pena. É tão bonitinho, merecia estar”.
Embora o tal texto não esteja na Bíblia, por certo o seu princípio tem pleno respaldo bíblico. Diz a escritura: “Preguiçoso, aprenda uma lição com as formigas!” (Pv 6:6). E ainda: “Esforça-te e tem bom ânimo” (Js 1:6). O que nem precisa grandes recursos de interpretação para se perceber que se trata do mesmo assunto e a mesma verdade está em ambas tanto na citação popular quanto no texto sagrado. Além disso, é preciso entender que existem muitas verdades no bom senso e na sabedoria popular.
Vem do Século XVI a verdade expressa na frase: Ora e Trabalha. Mais recentemente uma frase de pensador desconhecido reflete sobre a frase beneditina e afirma: “Ore como se tudo dependesse de Deus. Trabalhe como se tudo dependesse de você”.
Portanto quer na sabedoria popular ou erudita, quer nos textos sagrados, aprendemos uma verdade que precisamos praticá-la. Não existe sucesso sem trabalho, aliás, alguém já disse que “o único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário”. Um pensador cristão afirmou: “oração sem ação é presunção”. Aliás, o Apóstolo Paulo afirma categoricamente: “Quem não quer trabalhar que não coma” (II Ts 3:10), numa clara advertência àqueles que queriam fazer da espiritualidade uma forma de ganho fácil e de dependência mórbida, uma tentativa de usar a fé em proveito próprio.
Assim podemos concluir que esforçar-se, fazer algo por si mesmo, levantar cedo e correr atrás é um bom começo, sabendo que se não dependermos de Deus, se não contarmos com sua ajuda podemos estar trabalhando em vão (Sl 127:1-2). Nos ditos populares podemos afirmar a mesma coisa dizendo: Deus ajuda quem cedo madruga ou Faz por ti, que Eu te ajudarei.

6 comentários:

mandrade disse...

Muito bom seu texto... Muito inspirador... Devidamente copiado e se utilizado, devidamente citada a fonte c link... Feliz 2011!

Unknown disse...

Perfeito!

Unknown disse...

Maravilhoso

Unknown disse...

Esse texto seu e bem legal. Continua assim

Unknown disse...

Muito lindo mesmo

vicente enoch disse...

Bem esclarecedor! Parabéns!