quarta-feira, 13 de outubro de 2010

VENCENDO GIGANTES



O que seria a vida se não tirássemos lições dos fatos?  Seria um mero repetir de erros, seria a imaturidade pra sempre, a necessidade da redescoberta da roda a cada dia.  Desta feita gostaria de tirar lições de dois eventos recentes: Tropa de Elite 2 e o Resgate dos Mineiros.
O Inimigo está mais perto do que pensamos – Em Tropa de Elite o inimigo eram os traficantes.  Inimigo assim é fácil de combater, está do outro lado, tem objetivos claramente contrários aos nossos, quer nos destruir. Já em Tropa de Elite 2 o inimigo vem de dentro.  Veste a mesma farda, fala a mesma língua, faz parte da mesma corporação, luta do mesmo lado e está nas altas esferas do governo.  Como diz a canção “Tem gente que está do mesmo lado que você, mas deveria estar do lado de lá”.  Combater inimigo assim é muito dificil, porque nem sempre é fácil identificá-lo.  Aliás o próprio Jesus disse que quando vivemos uma situação assim corremos grande risco de perder a guerra.  Ele afirma que um reino dividido não pode continuar existindo.  Já nas minas do Chile o inimigo vem de todos os lados. Quando menos esperavam, os mineiros se viram cercados, impotentes, aparentemente destinados à morte.  Inimigo assim não se combate sozinho, é tempo de sentar e aguardar ajuda que vem de cima.
Todo inimigo pode ser combatido e vencido.  Não importa se o inimigo vem de fora, de dentro ou se é quase onipresente ou quase onipotente.  Todos eles têm pontos fracos, tem seu calcanhar de Aquiles.  Para vencê-los pode-se usar a força (Tropa de Elite), a determinação (Tropa de Elite 2) ou a inteligência (Minas do Chile).  Mas um elemento fundamental para vencer qualquer inimigo: união.  Policiais bons ou mineiros precisam estar se apoiando mutuamente, um incentivando ao outro.  No evento do Resgate dos Mineiros ficou evidente que a principal causa de estarem em tão bom estado físico e emocional era o fato de estarem unidos, juntos.   O problema era de todos, e a lógica era a seguinte, ou todos ganham ou todos perdem.  Graças a Deus todos ganharam!
Outra lição tocante no resgate dos mineiros é a que o que mais importa na vida não pode ser comprado.  O choro de uma criança, a frase «Te amo, pai», um beijo, um abraço afetuoso.  É tão bom voltar e saber que alguém que lhe ama está à sua espera, orando por você. Que ainda que não tivesse uma única câmera de TV ali, lá estaria ele pra lhe dizer o quanto você é importante, o quanto a vida seria sem graça se você não existisse. 
Outra lição maravilhosa é que a fé nos faz vencer gigantes.  A frase no capacete azul do 17 º resgatado dizia: “Dios Vive”.  A Fé ganhou sentido novo. Por que aquele homem suportou o que suportou nos 70 dias? Porque “Dios vive”!  Se “Dios vive” não há o que temer, Ele virá ao nosso encontro, Ele tirará o nosso pé da lama, Ele removerá as montanhas, Ele nos fará triunfar sobre a morte que tão de perto nos rodeia, Ele abrirá caminho onde não há caminho, no meio do mar, do deserto ou da rocha.  Como diz a canção: “porque Ele vive, posso crer no amanhã, porque Ele vive temor não há. Pois eu bem sei, eu sei que a minha vida, está nas mãos do meu Jesus que Vivo Está!! “Fé é suportar o insuportável, crer no incrível, transpor o intransponível, enxergar o invisível, é vencer o invencível”, é saber que o seu Redentor vive e que por fim se levantará!!

Nenhum comentário: