quinta-feira, 28 de outubro de 2010

CORAGEM PRA FAZER A DIFERENÇA

Diz o ditado: “em terra de cego quem tem um olho é rei". Mas na verdade o ditado poderia ser: “em terra de cego quem tem um olho é rei, mas quem tem dois é muito mal visto”. Ou ainda: “em terra de cego quem tem um olho, é doido”.
A história está repleta de visionários (pessoas que ousaram enxergar numa terra de cegos) que pagaram alto preço por quererem fazer a diferença. Jesus acabou numa sangrenta cruz (também foi enxergar em meio a políticos e religiosos cegos). Galileu por pouco não acabou na fogueira porque quis enxergar mais que os cegos da sua época. Quando estava prestes a torrar na churrasqueira fingiu-se de cego e então desistiram de assá-lo.
Hoje celebramos 493 anos da reforma protestante. Martinho Lutero, o monge, teve os seus olhos abertos. Andava em trevas como todo mundo, mas de repente um facho de luz entrou na sua vida e tudo passou a ter novo significado. Não soube se calar, não quis se calar. Falou, proclamou, e como o menino, na história do dinamarquês H. C. Andersen, denunciou a nudez real. Pagou alto preço, mas simplesmente não podia se calar, o significado do que vira mudaria pra sempre a vida de cada homem, bem como de toda a humanidade. Decidiu pagar o preço pela loucura da pregação da verdade que acabara de descobrir. Na linguagem de Paulo: “mas em nada tenho a minha vida por preciosa, contanto que cumpra com alegria a minha missão, que recebi do Senhor Jesus”.
O curso da história humana neste minúsculo planeta tem sido mudada graças aos corajosos que ousaram fazer diferença na sua geração, aos loucos, que num mundo de cegos declararam enxergar, que num mundo de fugitivos ousaram andar na direção contrária.
Os olhos de Lutero foram abertos para Cinco Grandes Verdades da Fé, rompeu com o velho, o errado e se propôs as novas verdades. Suas descobertas são conhecidas como as “Cinco Solas”:
1. Sola Fide - Somente a Fé - A salvação do homem está baseada na graça de Deus, por meio da fé daquele que crê que o sacrifício de Jesus se deu para pagar o preço do pecado humano. Por meio do sacrifício de Jesus na cruz os pecados são perdoados.
2. Sola Scriptura – Somente a Escritura - A única regra de fé e prática é a Bíblia. Escritos humanos, por mais sábios que sejam, devem ser julgados à luz da Bíblia. Qualquer ensino, de qualquer autoridade religiosa tem menos valor que o texto da bíblia.
3. Sola Christus – Somente Cristo - A salvação só pode ser alcançada por meio de Jesus. Igreja não salva, religião não salva, boas obras não salvam – tudo isso é muito bom, mas é insuficiente para salvar. O único mediador entre Deus e os Homens é Jesus, o Salvador.
4. Sola Gratia – Somente a Graça - Num tempo que se misturava salvação como uma dádiva divina misturada com merecimentos pessoais, Lutero declara que a Salvação é só pela graça. Deus concede salvação gratuitamente aos homens que Ele quer. O homem não pode ser salvo se Deus não o salvar generosamente.
5. Soli Deo Gloria – Glória Somente a Deus - Nenhum homem, por melhor que seja, merece a glória, que deve ser dirigida unicamente a Deus. A canonização dava a certos homens (bons) o direito de serem glorificados, receberem honra, veneração e até adoração. Lutero diz: Só Deus é merecedor de tal honra.
493 anos que ajudaram a mudar o curso da história. Pela coragem dos reformadores a verdade do evangelho foi restaurada, seu poder salvador foi restituído e tornou-se de novo o PODER DE DEUS PARA SALVAÇÃO DE TODO AQUELE QUE CRÊ. O curso da história humana será determinado pela coragem que teremos de fazer a diferença em nossa geração. Pense nisso!

Nenhum comentário: