sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Conto dos Vinte Anos ...

Me converti ao evangelho aos 17 anos de idade, me batizei aos 18 e aos 19 me senti chamado para o ministério da Palavra.  Aos 20 ingressei no Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil, aos 24 anos de idade fui Ordenado ao Ministério e ao longo dos últimos 20 anos, os melhores e todos os anos desde então, tenho dedicado ao ministério pastoral.
Nestes 20 anos dediquei mais de dois anos à procura do lugar onde Deus me queria usar. Passei 15 anos, 4 meses e 1 dia na Igreja Batista do Cordeiro e os últimos 2 anos e 6 meses aqui na Igreja Batista da Proclamação. Nestes quase 18 anos trabalhei incansavelmente para realizar a Missão que recebi do Senhor. Fui pastor interino de várias igrejas: Monte Gerizim, PIB Porto Seguro, PIB Muritiba, Monte Tabor, Jardim Caiçara, Betel, 2 de Julho, IB Nova Betel. Organizei várias igrejas: IB Betel (Itinga), IB Sião (Camaçari), IB da Vitória (Periperi), IB das Nações (Barreiras), IB da Promessa (Cosme de Farias).
Poderia continuar citando feitos como batismos, casamentos, apresentações de bebês, cargos exercidos, etc. Mas devo dizer que isto não foi o mais importante. Importante são os relacionamentos, são as pessoas com as quais convivi, as amizades que fiz, as dores que senti vendo amigos partir, as alegrias que tive os vendo voltar.
Neste tempo vivi uma verdadeira odisséia pessoal. Vi meus pais partirem.  Estive com eles em seus momentos mais significativos e posso dizer, especialmente aos mais jovens: cuidem de seus pais, vocês jamais poderão retribuir tudo que fizeram por vocês, mas especialmente sentirão muito a falta deles quando se forem. Casei-me e ganhei uma filha linda, e gostaria de dizer aos pais: cuidem dos seus filhos, amem, mas amem muito. Abraço e beijo a minha filha como quem se despede. Não sei quanto tempo teremos um ao outro, mas espero imprimir uma imagem tão bondosa no seu coração, que mesmo quando tiver partido, as lembranças possam dizer-lhe o quanto ela é amada, e isso a ajude a prosseguir.
Neste tempo vivi dias de vitórias e dias de escuridão, dias de muita fé e dias de muita dúvida. Certas manhãs acordei animado, acreditando no impossível, pronto pra conquistar. Outras manhãs desejei não levantar.
Mas o mais maravilhoso na caminhada que já dura 20 anos, foi o relacionamento com Deus. Quando comecei éramos apenas Chefe e comandado, o Mestre e o discípulo. Fui aprendendo que me queria mais e mais perto, que desejava me fazer cada vez mais íntimo. Fui perdendo o medo, não o respeito, a reverência e a admiração. Fui aprendendo que o que mais lhe interessava era me conhecer como realmente sou, sem máscaras. O mais extraordinário depois de 20 anos é que estou aqui porque o amo, porque sei que me ama. Sei o que quis dizer o Profeta Jeremias em 20:7 “Iludiste-me e iludido fiquei; mais forte foste do que eu, e prevaleceste”. Mas também posso dizer com o Apóstolo Pedro: “Para onde iremos nós? Tu tens as Palavras de Vida Eterna”.
Pelos 20 anos quero dizer: obrigado Chefe, Comandante, Mestre, Senhor, mas acima de tudo, Meu Amigo, pela amizade e presença nestes 20 anos. Sem “VOCÊ” eu não teria suportado. Mais uma vez, Obrigado!!

2 comentários:

Anônimo disse...

Finalmente consegui encontrar seu blog, depois de muita procura...Um grande abraço pelos anos ministeriais...e que vc. continue sendo homem de Deus e que a pureza das intenções sejam perenes. Vi outro dia, a "obreira de Calcutá", numa entrevista, incentivando: "mantenha pura sua pureza..."
escrevi um texto sobre "o escrever"... poderia postá-lo aqui?
l.tarquinio

Daniel Costa disse...

Muito legal o texto,parabéns pelos 20 anos de ministério. que Deus continue te abençoando em tudo.
Shalom