Encerra-se hoje o campeonato brasileiro. Dia de alegrias e tristezas para muitos torcedores, mas acima de tudo de glória e vergonha para muitos times. O que saberemos hoje, ou seja, os campeões e os rebaixados, é resultado de uma série de decisões e atos ao longo dos últimos meses.
Todos deveriam saber que no campeonato não está em disputa apenas o título. Os primeiros colocados ganham o direito de participar da Copa Libertadores, o que dá visibilidade internacional ao time. Os do bloco intermediário tem um prêmio de consolação (Copa Sul-Americana), os outros nem sobem e nem descem e os últimos serão punidos com o rebaixamento.
O campeonato pode ser uma parábola da vida. Estamos findando o ano, hora de ver os números do seu desempenho em 2010. Se sua vida neste ano fosse um campeonato qual seria a sua colocação, se levasse em conta os objetivos alcançados por você? Como você se preparou para 2010? Estabeleceu metas claras? Conseguiu alcançá-las? Fez bons investimentos, boas contratações? Preparou-se? Celebrou as vitórias? Tirou lições nas derrotas? Somou pontos nos empates?
Pode-se ganhar uma partida por pura sorte, mas um campeonato é mais difícil. Alguém já disse que sorte é resultado de oportunidades mais competência. Neste sentido o título estaria bem entregue a qualquer um dos três primeiros colocados (Fluminense, Corínthians ou Cruzeiro).
Na vida, Campeão é aquele que supera-se, vence as suas próprias fragilidades e limitações, além dos obstáculos e adversários poderosos. Neste sentido campeão é o Ceará, um pequeno time, de um pobre estado brasileiro, que mesmo sem estrelas, chegou à frente de gigantes como Flamengo.
No jogo da vida, Campeão é aquele que enfrenta forças pra lutar mesmo cansado, que acredita mesmo quando todos diziam que não tem mais jeito. Neste sentido campeão é o Avaí, que se superou nas últimas partidas e deu a volta por cima.
A vida não se resume numa partida ou num campeonato. Pode-se viver anos por baixo, mas chegar o dia do basta. Desejar, lutar e conquistar o que se sonha, esta é a lição que o Baêa nos dá. A lição que o time do Coritiba nos apresenta é que um ano ruim não significa uma vida ruim. No campeonato passado foi envergonhado, saiu da arena como perdedor, mas deu a volta por cima, preparou-se melhor, lutou bravamente e neste ano sai como o campeão da série B.
Vencer ou perder na vida pode ser fruto do acaso, mas é antes de tudo resultado de decisões, de investimentos e de fé. Onde você quer estar no ano que vem? Que resultados espera alcançar ainda este ano? Prepare-se, Estabeleça Metas, Ore, Lute, Conquiste ...
Nenhum comentário:
Postar um comentário