domingo, 24 de junho de 2012

Lavando a Alma

Um dos maiores pesos que se carrega na alma é o orgulho.  Ele tem sido responsável pelo insucesso de muitas pessoas e pela queda de outras tantas.  Diz o texto sagrado que o “orgulho precede a queda”.
É tal o poder destrutivo deste sentimento que Jesus dedicou um dos momentos mais sublimes da sua vida terrena a combatê-lo.  Conta-nos João, o Evangelista, que na noite da última ceia Jesus pegou bacia com água e toalha.  Não para lavar os pés dos discípulos, como erroneamente se pensa, mas para lavar as suas almas.  Assim como a massagem nos pés traz benefício para todo o corpo e para cada órgão em particular, Jesus ao lavar os pés dos discípulos estava focando a limpeza da alma.
Ao servo de uma casa cabia lavar os pés dos convidados para uma festa, somente depois de lavados os pés, o convidado podia adentrar para celebrar.  A ceia estava acontecendo, mas ninguém se propôs a fazer este papel, antes discutiam quem seria o maior.  A lama do orgulho dos discípulos só foi lavada, com a atitude humilde de Jesus de tomar o lugar do servo e servir “aos mais importantes”. 
Mas o orgulho não é um sentimento de uma única cara.  Ele pode estar travestido inclusive de pseudo-humildade.  Vemos isso claramente quando o Mestre se aproxima de Pedro para lavar-lhe os pés e este “humildemente” se recusa a deixar-se lavar – até parecia a atitude piedosa de João, o Batista.  Mas Jesus identifica o DNA do orgulho e prontamente o combate, declarando que quem não se deixa lavar por Jesus, não tem parte com Ele.
Os discípulos estavam impedidos de servir ao próximo por causa do orgulho. Já o orgulho de Pedro quase o impede de entrar na festa da salvação.  O orgulho tem sido causa de insucesso na vida, infelizmente até dos discípulos de Jesus.  Mas assim como fez com os discípulos Jesus veio para nos livrar dessa carga.  Livre-se, Liberte-se.  Vive a Liberdade que Jesus conquistou pra você.

Nenhum comentário: