terça-feira, 17 de novembro de 2009

ANDAR COM JESUS

Enquanto caminhava ao lado daquela velha senhora, ia ouvindo as suas histórias, seus ensinos. Falava das suas dores, dos seus temores, falava também das lições aprendidas na infância e de como aquilo lhe moldara e a tornara como pé de umburana, forte, resistente, que apesar da seca à sua volta permanecia teimosamente de pé. Assim foram as caminhadas na minha infância ao lado da minha avó materna, Dona Maria.
Enquanto andava uma légua até uma velha roça, ia sendo moldado, ia me humanizando, ia criando senso de pertencer a uma família, me familiarizando com minha própria história. Enquanto caminhava ia vivendo a aventura de existir. Tenho fortes e deliciosas lembranças, tenho saudade da minha infância e das caminhadas com minha avó.
Outra aventura fascinante tem sido caminhar ao lado do homem de Nazaré, do carpinteiro. Ao longo das últimas décadas tenho caminhado diariamente ao seu lado. Uma verdadeira aventura existencial, fascinante. Enquanto caminho o conheço melhor, o vejo servindo às pessoas, se interessando por cada uma, por cada história. O vejo tocando os intocáveis, amando os inamáveis, servindo os imprestáveis, encorajando os fracos, animando os quase mortos, levando a existência à sua plenitude de beleza e de vida (Lc 15:32).
Perto dEle toda felicidade incompleta ganha ar de celebração (Jo 2). Ao seu lado a velha vida ganha novos contornos e traçados (Jo 3). Existir com Ele é desmascarar toda pseudo-felicidade (Lc 19:8), ao caminhar a seu lado toda existência exausta ganha fôlego novo (João 4), toda impossibilidade é revogada (Jo 11:43,44). Com Ele descobrimos que para os erros há perdão (Mc 2:5), para os fracassos há nova oportunidade (Jo 8:11). Com Ele experimentamos o maravilhoso agir de Deus quando a experiência espiritual deixa de ser ritual e se transforma em relacionamento (Mt 17:1-13).
Andar com o Carpinteiro de Nazaré é aventurar-se a viver o extraordinário diariamente, mesmo nos encontros e situações mais casuais (Jo 6:1-15), é ter alguém por si, mesmo quando todos lhe abandonaram (Jo 5:7; Mc 1:41). Andar com Ele é saber que apesar do mundo cruel, das aflições e decepções que nos convidam a descrer da possibilidade de uma existência melhor, podemos experimentar o Reino de Deus entre nós (Mt 12:28), que é possível viver o amor num mundo tão egoísta (Lc 23:34), que o mundo pode ser o lugar sagrado da nossa existência em Deus (Jo 17:15).
Enquanto caminho vou sendo moldado, melhorado, vou me parecendo mais com Ele. Enquanto caminho com Ele vou me convencendo que faço parte da sua família, vou reescrevendo a minha história, vou tendo a experiência de que Andar com Ele é uma aventura fascinante.

Nenhum comentário: