quarta-feira, 25 de novembro de 2009

ANTES QUE SEJA TARDE

Escutem! Este é o tempo em que Deus mostra a sua bondade. Hoje é o dia de ser salvo. (II Coríntios 6:2b)
No enterro do irmão mais moço, ele berrava: “Levanta, levanta daí, vai. Você pode ligar o meu som, eu deixo, pode ligar o quanto quiser.” A cena era de cortar o coração. Algumas horas antes o irmão mais moço tinha sido enxotado e repreendido severamente e aos gritos por ter ligado o som (motivo de grande ciúme por parte do irmão mais velho), em seguida uma carona, o acidente, a morte e tudo o mais perdeu o valor e agora só a dor de não ter aproveitado, não ter priorizado as coisas mais importantes e a certeza mórbida de que o tempo não voltaria.
Esta história serve pra ilustrar um dos terríveis males do nosso tempo: a procrastinação. Olho ao redor e vejo pessoas adiando as coisas importantes para atender a urgência de coisas urgentes, mas sem tanta importância. Há gente deixando para viver amanhã, quando isto ou aquilo acontecer. Conheço pessoas que decidiram adiar a felicidade. Estão construindo as bases para a felicidade. Amores que estão adormecidos para serem vividos quando as condições forem favoráveis. Cumprir o propósito de Deus em sua vida está sempre esperando ocasião oportuna, no futuro.
Vejo pessoas deixando de desfrutar a alegria porque pensam que ela virá no futuro, quem sabe depois de um evento grandioso, quando atingir a meta maior da vida. Como bem disse Guimarães Rosa: “Cada dia é um dia”. Saiba que a alegria não mora no futuro, mas neste momento que jamais se repetirá. Gosto da expressão de Jorge Luis Borges: “Disto é feita a vida, só de momentos. Não perca o agora.” Saiba que a alegria não mora só nas grandes conquistas, mas nas coisas simples, lá na sala de estar da sua casa, no espaço simples da sua rua, no baba jogado ao lado da igreja, nas boas risadas com os amigos. Bem declarou Mário Quintana: “Quantas vezes a gente, em busca da ventura, procede tal e qual o vovozinho infeliz: em vão, em toda parte, procura os óculos que estão bem na ponta do nariz.”
É tempo de romper com esta lógica louca e pretensiosa. Não temos o amanhã, o único tempo que temos é o agora. Somos feitos para a felicidade, para o prazer. Vivemos para o prazer. Felicidade só pode ser vivida no tempo presente, felicidade tem que ser aproveitada, vivida e sugada como se este fosse o último momento da vida, como um presente a ser consumido totalmente e na hora. Não adie mais a sua felicidade, o seu prazer de viver. Para isso quero lhe dar alguns conselhos bem práticos: ligue para um amigo, um velho amigo, que não vê há muito tempo, reafirme o seu amor por seus pais, abrace seus irmãos, declare seu amor aos seus filhos, ame seu amor, abrace alguém, sorria por estar vivo, toque-se, releia cartas de amor, desfrute de seu corpo, dance, reescreva cartas de amor, conheça sua história, respeite os mais velhos, volte a lugares bonitos ... invente ... Mas acima de tudo, saiba que a verdadeira felicidade começa com Fé, volte-se pra Deus, use seus dons em prol do próximo, cumpra o propósito que Deus estabeleceu para sua vida.
A maior tragédia será descobrir tarde demais que não dá pra voltar, que não dá pra recuperar o que se perdeu, que não dá mais ... Aproveite o dia! Viva! Ame! Seja Feliz, Hoje!!!!!

Um comentário:

Sandra Cavalheiro disse...

Querido Roberto, que Deus continue te inspirando a escrever coisas como essas... muito verdadeiras e que precisam ser aprendidas por nós com muita urgência, na verdade todos sabemos disso mas não damos a verdadeira atenção, não priorizamos em nossa vida só abrimos os olhos quando certas coisas acontecem e daí percebemos com lástima e dizemos; agora já é tarde! Deus abençoe você!
Grande abraço